Energia Solar

A Energia solar fotovoltaica é a energia proveniente da luz do Sol, transformada em energia elétrica para consumo. São utilizados painéis fotovoltaicos para captar a radiação solar e transformá-la em energia elétrica.

Sistemas"Grid-Tie" conectados à rede elétrica

Os sistemas fotovoltaicos chamados "conectados à rede", são interligados à rede elétrica da distribuidora de energia.

O painel fotovoltaico gera eletricidade em corrente contínua, enquanto o inversor converte em corrente alternada, e "injeta" na rede elétrica a energia que não está sendo consumida.

Quando o sistema fotovoltaico está gerando mais energia do que aquela que está sendo consumida, a energia excedente "automaticamente" é injetada na rede da concessionária. Nesse momento, o medidor de energia "gira ao contrário", e o cliente têm um crédito energético aplicado à sua conta que poderá ser utilizado em até 36 meses, em períodos onde o sistema fotovoltaico não está em funcionamento, como durante a noite.

Para sitemas conectados à rede, a Upper Energy oferece os serviços de:

  • Projetos residenciais, comerciais e industriais;
  • Solicitação de acesso à concessionária;
  • Instalação do Sistema Fotovoltaico "Grid-Tie";

Sistema "Off-Grid" - Isolado

Os sistemas isolados, ou autônomos, para geração de energia solar fotovoltaica, são caracterizados por não se conectarem à rede elétrica.

Esta solução é bastante utilizada em locais remotos, já que muitas vezes é o modo mais econômico e prático de se obter energia elétrica nestes lugares. Podemos citar como exemplos: o uso de sistemas de bombeamento de água, eletrificação de cercas, geladeiras para armazenar vacinas, postes de luz, estações replicadoras de sinal, etc.

A energia produzida é armazenada em baterias que garantem o abastecimento em períodos sem sol.

Os sistemas isolados de geração de energia solar fotovoltaica, de maneira simplificada, são compostos por quatro equipamentos:

 

  • Painéis solares ou placas solares: geram a energia elétrica que abastece as baterias. Tem a propriedade de transformar a radiação solar em corrente elétrica contínua. Um sistema pode ter apenas um painel ou vários painéis interligados entre si.
  • Controladores de carga: garantem o correto abastecimento das baterias evitando sobrecargas e descargas profundas, aumentando sua vida útil.
  • Inversores: tem a função de transformar corrente contínua (CC) em corrente alternada (AC), elevar a tensão, por exemplo, de 12V para 127V. Em alguns casos pode ser ligado a outro tipo de gerador ou à própria rede elétrica para abastecer as baterias.
  • Baterias: armazenam a energia elétrica para ser utilizada nos momentos em que o sol não esteja presente, e não haja outras fontes de energia.